Menu
Você encontra-se aqui : Valência // FSO - Fórum Socio-Ocupacional

FSO - Fórum Socio-Ocupacional

Resposta, desenvolvida em equipamento, destinada a pessoas com desvantagem, transitória ou permanente de origem psíquica, visando a sua reinserção sócio familiar e ou profissional ou a sua eventual integração em programas de formação ou de emprego protegido. Resposta de intervenção integrada - Segurança Social / Saúde.

O Serviço de Inserção Sócio Laboral tem como principal objetivo a inclusão de Públicos em Situação de Exclusão Social no mercado normal de trabalho. Pretende-se, por um lado, promover as competências e as potencialidades das pessoas em situação de maior desvantagem social no acesso ao mercado de trabalho. Por outro lado, desenvolve-se um trabalho de sensibilização e de promoção da responsabilidade social das empresas, visando a criação de alianças com a comunidade empresarial em prol da inclusão social.

Integrações em Programas Ocupacionais

No que se refere à integração em Programa Ocupacional, o objetivo principal é proporcionar aos desempregados em situação de exclusão social uma ocupação socialmente útil, enquanto não é possível a integração no mercado normal de trabalho. Desta forma, estão em constante contacto com outros trabalhadores e outras atividades, prevenindo, deste modo, o isolamento social e a tendência para a desmotivação e marginalização. Os Programas Ocupacionais devem ser temporários e não devem ser considerados como uma situação de emprego em que o candidato ocupa um posto de trabalho e executa uma série de tarefas produtivas.


Integrações em Programa PROSA

O PROSA - Programa social de ocupação de adultos visa melhorar a empregabilidade dos desempregados ocupados, favorecendo a criação de hábitos de trabalho e de um melhor conhecimento do mundo laboral. Pretende promover a aproximação entre potenciais empregadores e os desempregados com menor empregabilidade, bem como, criar mecanismos de inserção e reinserção social em sinergia com projetos de luta contra a pobreza e em intervenções semelhantes.


Integração em CTTS - Ocupação Temporária de Trabalhadores beneficiários de subsídio de desemprego

O CTTS é um programa que visa o envolvimento dos desempregados em trabalho de utilidade social, valorizando as suas competências, para além da produtividade social resultante, contribuindo significativamente para a atenuação dos efeitos sociais negativos do desemprego e para o aumento da possibilidade de reinserção no mercado de trabalho


Integrações no mercado normal de trabalho


UNIDADES PRODUTIVAS E FORMATIVAS DA ARRISCA

A ARRISCA, através dos UNIDADES PRODUTIVAS E FORMATIVAS DA ARRISCA pretende contribuir para a inserção dos utentes na comunidade pelo trabalho e pela cultura, bem como, a manutenção das tradições culturais promotoras da nossa identidade.
Trabalhar e ter uma ocupação aumenta a satisfação e auto-estima do indivíduo e rompe com o ciclo de pobreza e dependência dando também novas oportunidades de socialização e de comunicação.Ter um emprego / ocupação com sentido cria uma identidade positiva e a crença no controlo sobre a vida.