Menu
Você encontra-se aqui : Valência // CC - Centro Comunitário

CC - Centro Comunitário

Resposta social, desenvolvida em equipamento, onde se prestam serviços e desenvolvem atividades que, de uma forma articulada, tendem a constituir um polo de animação com vista à prevenção de problemas sociais e à definição de um projeto de desenvolvimento local, coletivamente assumido.

A inclusão social é uma das diretrizes da União Europeia e por conseguinte de Portugal. Assim várias são as estratégias de inclusão social, inclusão social tida como ".um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Procura facultar a oportunidade de acesso dos mais necessitados a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos (.).

Nesta linha de pensamento, o Apartamento de Reinserção Social Lagoa é uma resposta social aos que dela necessitam. Este espaço implementado há cerca de 5 anos (setembro de 2009) funciona não só como unidade de residência apoiada temporária mas também como apoio na fase de transição entre a unidade de tratamento e/ ou situação de exclusão social temporária e a comunidade.

O desenvolvimento deste programa centra-se sobretudo nos seus objetivos específicos: o Empoderamento e a autonomia das pessoas em reabilitação que, por um lado, carecem de suporte da rede familiar ou da sua integração na família ou que carecem de competências pessoais para viverem em quartos autónomos, e não apresentam a capacidade para gerir e conquistar na plenitude a sua autonomia.

Neste programa os residentes são orientados e acompanhados a diversos níveis, nomeadamente no apoio psicossocial, como instrumento de reinserção social dos mesmos.

A abstinência de substâncias psicoativas é obrigatória.

O Programa Global de Reabilitação da ARRISCA, contempla, assim, nas suas vertentes uma unidade residencial: Lagoa/Residência de Transição.

Esta valência é por definição uma unidade residencial cujos objetivos visam:

- O apoio à inserção social, favorecendo uma intervenção global na reorganização do plano sócio profissional de indivíduos toxicodependentes, alcoólicos e deportados e em situação de exclusão social grave, tratando-se de uma resposta de habitação apoiada, constituída por duas moradias residenciais, em inserção real na comunidade.

O Projeto Comunitário na Freguesia dos Fenais da Ajuda teve início em Novembro do ano de 2010, com uma parceria entre a ARRISCA e a Associação Cais do Remar.

Este projeto, aberto à comunidade, possui como objetivos primordiais a integração de indivíduos, com a problemática da toxicodependência, em programas terapêuticos adequados, com seguimento biopsicossocial, com vista ao tratamento e reintegração sociocomunitária, bem como dotá-los com competências sociais e pessoais, e, educá-los de acordo com as regras/condutas da sociedade. Estes objetivos são premissas que incluem o processo de reabilitação.

Para o efeito, são agendadas sessões educacionais, com periodicidade semanal, onde se deslocam dois (2) Técnicos à Associação Cais do Remar. O planeamento das temáticas e seleção dos Técnicos segue uma linha de orientação, onde se pretende ir ao encontro das reais necessidades do grupo, através de um programa estruturado - GPS (Gerar Percursos Sociais).