Menu
Você encontra-se aqui : Serviços // Serviço Psicologia

Serviço Psicologia

O serviço de Psicologia em compromisso com a cultura de intervenção de toda a organização assenta a sua intervenção no Modelo Integrado de Cuidados Continuados, perspetivando assegurar uma intervenção clínica, comunitária e psicossocial articulada e integrada com o intuito de promover a Reabilitação Psicossocial dos seus utentes.

São objetivos gerais do serviço desenvolver a avaliação e acompanhamento psicológico individualizado ao utente, familiares e outros elementos da comunidade em geral. Desenvolver a elaboração e avaliação conjunta de um Plano Individual de Reabilitação, a monitorização de atividades psicoeducativas, a elaboração de ações/ programas de prevenção e reabilitação cognitivo-interpessoal, de desenvolvimento de treino de autonomia, de competências pessoais e sociais e de prevenção de recaída.

A nossa ação contempla assim a contratualização de um Plano Individual de Reabilitação (PIR), estratégia de compromisso entre a pessoa, família e profissionais, que funciona como componente organizadora do processo de intervenção com o utente. Negociado e contratualizado com a pessoa, o Plano Individual de Reabilitação (PIR) é uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento do projeto de vida, à tomada de consciência da sua participação no seu percurso e processo de reabilitação. Esta visão é uma perspetiva proativa da pessoa e da promoção da coesão sóciofamiliar e do desenvolvimento pessoal e social.

A diversidade de tipologia na intervenção dos profissionais de psicologia, no processo de reabilitação do indivíduo, contribui para um mesmo objetivo que visa a promoção de um estado de bem-estar que permita ao indivíduo fazer face ao seu stress/ incapacidade do momento (que o deixa em situação de exclusão social), evoluindo positivamente para um estado facilitador de autonomia e integração na comunidade em que se insere.

A equipa de psicologia colabora ativamente com toda a equipa multidisciplinar (equipa clínica, serviço social e serviço de integração ocupacional/laboral) para atingir os objetivos específicos a que estes centros se propõem.