Menu
Você encontra-se aqui : Perguntas Frequentes


Nesta área encontra respostas às perguntas frequentes sobre os serviços prestados pela Associação ARRISCA.

Tenho um problema com drogas e/ou álcool. Onde posso dirigir-me?

Acho que o meu filho está a consumir drogas, mas não tenho a certeza. Não tive ainda coragem para abordá-lo. O que faço?

O meu filho tem um problema com drogas, mas não se quer tratar. Há algum sítio onde me possam ajudar?

Podem obrigar o meu filho a tratar-se?

Há alguns meses, por brincadeira comecei a consumir drogas sintéticas, nas saídas aos fins de semana com os amigos. Porque é que não consigo parar de consumir?

Como se realiza o tratamento da toxicodependência e/ou do alcoolismo?

A toxicodependência e as doenças mentais graves estarão relacionadas? Isso não dificulta o tratamento?

Como se marca uma primeira consulta na ARRISCA?

Nesta primeiro contacto sou logo medicado?

É correto tomar a medicação de alguém que está a fazer tratamento e que tem o mesmo problema que nós?

Sou toxicodependente e consumo heroína. Já tentei muitos tratamentos mas agora falei com uns amigos que estão a tomar Metadona e estão a dar-se muito bem. Queria começar também a tomar. Onde posso dirigir-me?

Ao prescrever metadona ou buprenorfina não estarão a substituir uma dependência por outra em vez de tentar curar a toxicodependência?

Sou toxicodependente, às vezes consumo heroína, mas a minha droga preferida é a cocaína. Disseram-me que não há tratamento para o consumo de cocaína, tem de ser só a "força de vontade". Isso é verdade?

Estou a fazer tratamento à dependência de drogas mas por vezes consumo. Quando tenho problemas não consigo resistir. Não estarei a perder tempo num tratamento que até agora não me livrou do problema?

Um amigo meu está há meses a tratar de um problema de dependência de drogas. Durante quanto tempo é que vai precisar de apoio?

Tenho de pagar alguma coisa pelas consultas na ARRISCA? O que tenho de fazer para ser isento do pagamento de taxas moderadoras?